22 de outubro de 2012

Japão - Osaka - Endo Sushi

Voltando a falar sobre o bairro de Noda onde ficamos, descobri que o Mercado Central de Osaka ficava bem perto, a uns 10 minutos a pé da estação. Achei algumas recomendações sobre o Endo Sushi, um restaurante que foi fundado em 1907, e fomos tomar café da manhã como fizemos em Tsukiji. O mercado Central de Osaka fica próximo a um rio e uma ponte azul. Acabei esquecendo de tirar a foto da fachada do mercado...


Eram 09:30h e lá estávamos na porta do restaurante. O mercado é grande mas bem menos movimentado que o Tsukiji de Tokyo. Não vimos nenhum turista também. Quando abrimos a porta todos que estavam no restaurante nos olharam. Provavelmente o movimento de turistas não seja tão grande mas achamos estranho pois havia até um folheto em inglês explicando sobre o restaurante (coisa que não havia em Tsukiji). Fomos acomodados no balcão para nossa alegria.


No folheto eles citam que usam arroz de Okayama porque a qualidade não se altera durante o ano.  O sistema é o omakase onde o sushiman serve os melhores peixes do dia (no folheto em inglês cita que o sistema é o "jyoumaze" mas não conheço esse termo). Ele serve 5 unidades de sushi diferentes de cada vez e você diz quando está satisfeito. Normalmente as pessoas vão até o 3º prato sendo que quando você alcançar o 5º prato terá provado todas opções do dia.

O primeiro prato é composto de peixes que podem ser encontrados durante o ano todo, como anago, uni, maguro (atum). A partir do segundo são servidos peixes sazonais como akagai e hamo. O único que se repete é o maguro na versão chutoro.

No primeiro tivemos Anago, Uni, Kampachi, Maguro e Hamachi.


O segundo veio com Tako, Maguro, Hotate, Akagai e Awabi.


Uma curiosidade é o jeito de usar o shoyu. Sobre o balcão existe um grande pote com shoyu e um pincel. Cada um dá uma leve pincelada no seu sushi e assim evita os desavisados de afogarem os coitados dos niguiris nas piscinas de shoyu como é comum acontecer (pessoal, não façam uma piscina de shoyu na shoyuzara e nem mergulhem seus temakis nela...assim você não estraga seu sushi). 


O shari (arroz) é levemente morno contrastando com a temperatura fresca dos peixes, como deve ser. Os sushis são muito bons e os peixes extremamente frescos (difícil não ser já que o restaurante fica praticamente dentro do mercado). Aqui tivemos mais um fato que mostrou que as pessoas de Osaka são um pouco mais abertas. O dono do restaurante, um simpático senhor que ficava circulando pelo salão, passou por trás de mim e começou a "desenhar" com a mão sobre uma folha que estampava as costas da minha camiseta. Ele perguntou que folha era e eu falei que não sabia. Em seguida ele viu um canguru bordado na manga e soltou "kangaruu" e deu risada. Esse eu confirmei que era mesmo um canguru...rs...Ficamos surpresos pois já é difícil dos japoneses abordarem estranhos e ainda mais tocar fisicamente desta forma. Ele ainda perguntou de onde éramos e ficou contente por sermos de longe e estarmos ali comendo.  Colocou a mão em meu ombro e deu um sorriso indo conversar com outra mesa que já conhecia os clientes.

No terceiro foi servido Ebi, um peixe que esqueci o nome, Tamago, Tekkamaki e Salmão. Depois desse a Denise ficou satisfeita mas eu ainda estava com fome e continuei...


No quarto prato recebi Ika, Ikura, Maguro e mais dois que não lembro os nomes.


No quinto veio Unagi, Camarão cru, Maguro e mais dois que esqueci o nome.


No sexto e último foram servidos Nakagai, Maguro, Torigai e mais dois que eu também não me recordo o nome.


Comparando com o Sushi Bun do Mercado de Tsukiji, os sushis do Bun são mais bem montados e com as fatias de peixe maiores. Mas na experiência geral gostamos mais do Endo pois o atendimento foi bem melhor e mais "solto". No Sushi Bun você acaba comendo meio "engessado" pois o pessoal é bem sério e entra uma turma, come, sai, entra outra turma, tudo rapidamente e parecendo uma linha de produção...

Para quem estiver em Osaka e gostar de sushi, vale a pena conhecer o Endo Sushi.

Preços
Omakase (cada prato com 5 sushis): ¥ 1100 (R$ 26,40)

Endereço
1-1-86 Noda Fukushima-ku Osaka City Osaka

Site

5 comentários:

Tabeteimasu disse...

Olá Felipe,
É um paraíso mesmo para quem gosta de sushi!!

O meu preferido também é o niguiri! A combinação do peixe com o arroz é fantástica. A Denise sempre gostou mais de sashimi mas aos poucos ela foi descobrindo o verdadeiro sabor de um niguiri. Pena que no Brasil os restaurantes que oferecem sushis de qualidade são muito caros. Se fosse acessível como no Japão iria comer todos os dias!

Abs,
Carlos

Bah disse...

Realmente, opção de peixe não falta rs.

Mas como boa fã de maguro, eu passo esses peixinhos rs...

Belíssimas fotos, um close up que dá água na boca.

Kisu!

Tabeteimasu - Denise disse...

Oi Rô!

Existem ótimas opções de peixes, tem que explorar novos sabores para adquirir um paladar mais apurado!

Eu também achava que o maguro era o melhor peixe até provar outras opções de outras formas...

Garanto que vai se surpreender!!!

Beijos,
Denise

wada.re disse...

Oiii, gostaria de saber o nome dessa planta que está em cima do peixe da ultiam foto. muito obrigado

Tabeteimasu disse...

Olá Wada.re,

Infelizmente não sabemos :( Só comemos com ela no Japão mesmo.

Abs,
Carlos

Postar um comentário